Alunos do sétimo ano da Escola Municipal Izaltina Vicente Alves de Palestina realizaram uma visita significativa à Empresa de Saneamento de Palestina (ESAP) em prol do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. A iniciativa, parte de uma série de ações em homenagem à data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, reflete o compromisso das instituições locais em promover a conscientização sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.
Em parceria com a ESAP e os departamentos de Educação do Governo Municipal de Palestina, os alunos participaram de atividades voltadas para a valorização e uso sustentável da água. Um dos destaques foi a customização de galões pelos estudantes, que serão instalados posteriormente pela equipe da concessionária local. A expectativa é que esses recipientes capturem água para reutilização em atividades como a rega de plantas e a limpeza das dependências escolares.
Luís Guilherme Bizelli, diretor geral da Sanessol e da ESAP, destacou a importância de envolver os estudantes em ações socioambientais, como forma de despertar uma consciência ambiental desde cedo. "Essas iniciativas vêm ao encontro da nossa missão de cuidar da água de Mirassol e de Palestina. Acreditamos que envolver estudantes em ações socioambientais, como essas e tantas outras que realizamos durante o ano letivo, pode despertar essa consciência ambiental nas crianças que são o nosso futuro", comentou.
A proposta da visita à ESAP partiu da professora de Geografia da instituição, Elizangela Rocha Serante, demonstrando o engajamento dos educadores no incentivo à conscientização ambiental. Além da visita à ESAP, os alunos da EMEF VALENTIM ALVARES também tiveram a oportunidade de conhecer a Colombo Agroindústria, onde foram realizadas palestras sobre conservação e valorização dos recursos hídricos, tratamentos de água, reserva de tratamento e formas de reutilização da água. Também visitaram um viveiro, aprendendo sobre a importância da recuperação das nascentes de rios e participando de plantios de árvores.
Essa iniciativa não apenas proporcionou conhecimento prático sobre a conservação da água, mas também incentivou os alunos a se tornarem agentes ativos na proteção do meio ambiente, contribuindo para um futuro mais sustentável e consciente.