Quando uma pessoa procura por uma prótese dentária, o que ela mais deseja é conseguir sorrir novamente. Além disso, a falta dos dentes dificulta o processo de mastigação, bem como o convívio social. A Prefeitura de Palestina, através do Departamento de Saúde, realizou a primeira entrega de próteses dentárias do ano de 2024.
Basicamente, existem dois tipos distintos de prótese: a fixa e a removível. A principal diferença entre ambas é que: a prótese dentária removível traz a possibilidade de retirá-la tanto para a higienização, como para dormir. Enquanto as próteses fixas, o paciente tem uma estrutura parafusada ou encaixada, sendo eles dentes naturais ou implantados. Segundo Dr. José Augusto, as próteses dentárias não apenas melhoram a qualidade de vida, mas também a autoestima. “Esse foi um projeto que começou e irá até onde a polpulação necessitar”, concluiu.
Desde o início da atual gestão, foram mais de 480 novos sorrisos. A porta de entrada para requerer uma peça é a unidade básica de saúde mais próxima da residência, onde o paciente precisa passar em consulta com um dentista e, caso for necessário, receberá um encaminhamento para as especialidades odontológicas e posteriormente a prótese dentária.