Praticar atividade física em idades mais avançadas pode melhorar as habilidades de socialização, aumentar a energia, a disposição, a autonomia. Esses fatores são especialmente importantes, já que é muito comum ver idosos se tornando dependentes de seus cuidadores conforme a idade avança. Pensando nisso, o Departamento de Saúde - juntamente ao Esporte e Lazer - realizaram uma gincana com os participantes do Grupo "Viva Melhor" em Palestina.
A médica da Família e Comunidade da ESF de Palestina, Dra. Letícia, afirmou o intuito das atividades recreativas é fortalecer vínculos, além de oferecer um dia agradável de muitas brincadeiras e diversão: "este é um dia em que vamos preservar memória, mobilidade, atenção, a fim de comemorar o dia do idoso - comemorado no último dia 1º de outubro" - concluiu.
Atualmente no Brasil, os idosos representam 14,3% da população, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 45,4 anos em 1940, para 75,4 anos em 2015. O envelhecimento da população tem impactos importantes na saúde, apontando para a importância da organização da rede de atenção à saúde. Criada em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a data reforça os termos da Resolução 46, que objetiva sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para com essa população.