A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) entregou, nesta segunda-feira, 19 de dezembro, 72 moradias, na cidade de Palestina, região Administrativa de São José do Rio Preto. O secretário de Estado da Habitação Flavio Amary e o presidente da CDHU, Silvio Vasconcellos, participam da solenidade de entrega das chaves.
O evento marcou a segunda e última fase da entrega do conjunto habitacional Fernando Semedo Filho, que agora conta com todas as suas 160 unidades concluídas. Localizado no Bairro São Judas, o conjunto foi viabilizado em parceria com a prefeitura que doou o terreno. A CDHU investiu R$ 12,7 milhões na obra.
As famílias beneficiárias do projeto foram selecionadas por meio de sorteio eletrônico auditado realizado em agosto de 2021. Ana Carolina Evangelista Sobrinho, 21 anos, foi uma das primeiras a receber as chaves no evento. “Nós já estamos com a mudança pronta”, disse Ana Carolina. O lá mora na casa da mãe com o marido, Lucas José, de 23 anos, que é auxiliar de serviços gerais.
As casas têm dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e área útil de 47,87 m². Serão entregues com as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade pela CDHU, como piso cerâmico e laje em toda unidade habitacional, azulejo no banheiro e na cozinha, cobertura em estrutura metálica e sistema de geração de energia solar fotovoltaica.
O Secretário de Estado da Habitação, Flávio Amary, falou da importância da casa própria. “Nós estamos com uma programação muito intensa de viagens para todo o canto do estado neste final de ano. As nossas equipes da CDHU, as regionais, todas muito empenhadas para que vocês e outras pessoas possam passar o Natal e começar o Ano Novo na casa de vocês “, disse o Secretário Flávio Amary.
“Quando eu comecei na CDHU há mais de 30 anos, as casas eram muito diferentes. Hoje as casas da CDHU, combinam materiais de qualidade, com durabilidade, tecnologia de geração de energia solar e um projeto de arquitetônico harmonioso. A CDHU construiu as casas, agora, com as chaves, vocês vão construir a história da sua família nestas casas. Transformem a casa de vocês num lar”, disse Silvio Vasconcellos, presidente da CDHU.
O financiamento dos imóveis da CDHU segue as novas diretrizes da Política Habitacional do Estado, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, as famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos 30 anos de contrato, que sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA, o índice oficial do IBGE. O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias, que podem comprometer, no máximo, 20% dos rendimentos mensais com as prestações. Em Palestina, por exemplo, todas as famílias que receberam as chaves de suas casas têm renda de até cinco salários mínimos. O valor da menor prestação é de R$ 242,40.
Imagens aéreas de autoria @CharlesJonathann.