“Projeto Mãos em Ação / Unidos contra a Dengue”, foi o tema da caminhada realizada na manhã desta terça-feira (22) por um grupo de estudantes da EMEI “Profª Aniderci Soares Vieira” de Palestina. O objetivo de promover a caminha foi impactar toda a comunidade sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti.
Mais de 100 alunos participaram da caminhada. Durante o trajeto os alunos foram os agentes disseminadores da notícia, onde puderam distribuir folhetos informativos que ensinam toda a população como limpar seus quintais e se proteger contra a dengue.
A caminhada faz parte do projeto desenvolvido em sala de aula, onde os professores já vem realizando atividades e ensinando aos alunos sobre os cuidados que devemos ter contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Durante a caminhada a escola contou com o apoio de professores, coordenadores, agentes de endemias e carro de som.
“Estamos em um momento onde todas as ações de conscientização em combate a Dengue são importantes, por isso entendemos que a Educação e a Saúde precisam unir forças. As crianças através do que ensinamos em sala de aula, conseguem transmitir a informação para os seus pais, amigos ou vizinhos, ajudando na conscientização de ações em combate à dengue. Eles também ficaram muito felizes com a caminhada, é interessante que a criança entenda que ela também pode contribuir disseminando todo o aprendizado que foi realizado em sala de aula”, disse a Diretora da EMEI, Leila Campanha Silva.
“Todo esse trabalho tem como objetivo sensibilizar a população e evitar o aumento no número de casos da doença que já é muito grande na cidade. Faixas, cartazes e crianças com máscaras de mosquito também fizeram parte da caminhada, para justamente chamar a atenção de toda a nossa comunidade. Participei da caminhada escoltando os nossos alunos, como estava atrás deles, pude acompanhar toda a euforia e foi muito bonito, ver a alegria, o entusiasmo de cada um, este foi o momento deles brilhares e cooperarem com toda a comunidade", disse o Dirigente da Educação Municipal Itamar Santos.