Ação contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, febre amarela urbana, zika e chikungunya, foi realizada no UBS CENTRAL.
“A importância desta ação é conseguir proporcionar mais qualidade no atendimento, garantindo um ambiente limpo seguro tanto para os trabalhadores de saúde, quanto para os usuários que necessitam dos serviços prestados na UBS”, informou a Diretora Estratégica do SUS, Catarina da Silva Oliveira.
O larvicida utilizado é um produto recomendado pelo Programa Nacional de Controle da Dengue e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), totalmente inofensivo à saúde humana, aos animais e ao meio ambiente.
“Ressalto que a importância de intensificar e manter por todo o ano as ações de eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, é necessária e é um dever de todo cidadão. Com essas ações evitamos surtos e epidemias das doenças causadas pelos arbovírus transmitidos pelo vetor. Por terem grande impacto em saúde pública e não possuírem vacina nem tratamento específico, impedir a proliferação do mosquito é a principal arma para reduzir casos e óbitos”, finalizou a Diretora Estratégica do SUS, Catarina da Silva Oliveira.