Outubro Rosa é o mês dedicado as mulheres em combate e prevenção ao câncer de mama
O mês de outubro é dedicado ao combate e à prevenção do câncer de mama. O tradicional Outubro Rosa, movimento que ocorre internacionalmente, vem para conscientizar e ressaltar a necessidade de que se pode evitar a doença, com a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
O Outubro Rosa começou na década de 1990, nos Estados Unidos, onde os estados faziam ações isoladas referentes ao assunto. Após a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional de prevenção contra o câncer de mama no país.
“O objetivo do Outubro Rosa é falar da importância do diagnóstico precoce e desmitificar preconceitos. Digo ainda que é de extrema importância que a mulher se priorize e busque sempre a conscientização sobre a importância de estar alerta aos possíveis sinais de um câncer de mama, assim como de fazer a mamografia de forma periódica. Se você é próximo à pessoa com câncer deve estar sempre presente nos momentos de desabafo, para ouvir as emoções, os medos as dificuldades. Falar sobre o comprometimento com o tratamento. Se necessário leva-la para um acompanhamento psicológico. Mas acima de tudo, apoiar, tendo sempre em mente de que essa fase, por mais difícil que seja vai passar”. Comentou Géssica Cuba, Psicóloga que atua e Palestina.
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais.