Ação de combate deve ser em conjunto com a população
Prefeitura de Palestina em parceria com Secretaria Municipal de Saúde e Setor de Vetores e Endemias, intensificou o combate à dengue, zika vírus e chikungunya realizando ação de "Bloqueio da Dengue", que se trata da aplicação de inseticida com a bomba costal (fumacê). A ação ocorreu em bairros com casos suspeitos, em resposta ao prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde.
A ação de aplicação do veneno, é uma ação de bloqueio, pois o fumacê costal mata apenas os mosquitos na fase adulta e não as larvas. Grande parte da população aderiu a ação permitindo a entrada dos agentes e a passagem do fumacê nos quintais. A passagem das equipes nos bairros foi ágil e tranquila.
A Coordenadora dos Agentes de Endemias Ana Cláudia da Rocha explica que neste período mesmo sem chuvas, tem ocorrido muitas notificações de casos suspeitos e positivos para a dengue. Por isso é importante que os palestinenses estejam atentos e ajudem os agentes nesta ação de identificação de possíveis criadouros e na eliminação dos focos.
Agora com as possíveis chuvas a tendência é aumentar o número de casos, por isso os agentes municipais, seguirão realizando as visitas de orientação e combate ao Aedes aegypti com eliminação de criadouros promovendo a segurança de toda a população.