Pandemia requer distanciamento geográfico e aproximação afetiva
Estamos no mês de Setembro, conhecido por Setembro Amarelo. Esta campanha visa conscientizar a população para a prevenção de suicídio, prática geralmente associada a depressão.
De acordo com os dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) mostram que, a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida. Por ano, mais de 1 milhão de suicídios acontecem em todo o planeta. No Brasil, são registrados mais de 12 mil suicídios, e os números só têm aumentado nos últimos anos.
O tema ' A valorização da vida', nunca na história se tornou tão relevante como no momento de pandemia que vivemos.
"O Setembro Amarelo é uma campanha muito importante. Com ela conseguimos falar e informar a população sobre a importância de valorização da vida. Em Palestina todos profissionais da Saúde apoiam o tema e a valorização da VIDA. Durante o mês abordaremos a campanha em todas as nossas unidades de saúde. Os transtornos mais comuns são depressão, bipolaridade e o abuso de substâncias. Sabemos que muitas vezes é difícil diagnosticar alguém com pré disposição ao suicídio, por isso previnir é algo tão importante. Abordar o tema abertamente é uma das formas de tentar reduzir os riscos.
LEMBRE-SE: Você não está sozinho. Caso sinta-se sozinho, procure uma de nossas unidades. Estamos aqui para apoiá-los". Finalizou a Diretora Estratégica do SUS, Catarina da Silva Oliveira.
Um dos centros de apoio emocional mais atuantes no Brasil é o Centro de Valorização da Vida (CVV). Nele existe o serviço de escuta 24 horas por dia. Basta ligar para 188 e solicitar o atendimento. O serviço também está disponível via internet pelo www.cvv.org.br, e-mail, chat e Skype.