A Prefeitura renovou na manhã desta segunda-feira, 24 de julho, o contrato com o Hospital de Câncer de Barretos visando a continuidade do programa de prevenção do câncer do colo uterino no município.
Com isso, as mulheres que forem submetidas ao exame do Papanicolau terão o material coletado e enviado ao departamento de patologia do HC de Barretos para análise clínica.
Segundo o Departamento Municipal de Saúde de Palestina, caso sejam constatadas pequenas alterações, a paciente será encaminhada diretamente ao hospital onde passará por consulta médica e tratamento necessários.
“A continuidade do município no programa garante inúmeros benefícios, como a qualidade dos serviços e a diminuição considerável de tempo em todo o processo, haja vista que em caso de diagnóstico com alterações, o tratamento será iniciado em até 45 dias. Trata-se de uma parceria muito importante com o Hospital de Câncer de Barretos, considerado referência internacional no tratamento da doença”. Disse o prefeito Nandão.
“É muito importante a prevenção. No Centro de Saúde, a gente realiza o Papanicolau três vezes durante a semana, todos exames são agendados previamente com antecedência. Antes de fazer o exame, é preciso seguir algumas recomendações, já que o preparo para o Papanicolau é simples e inclui evitar relações íntimas mesmo com o uso de preservativo, evitar usar duchas para higiene íntima e evitar o uso de medicamentos ou anticoncepcionais vaginais nos 2 dias anteriores ao exame.
Concluiu a enfermeira responsável pelo setor Mônica Oliveira.