PALESTINA INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA PARA CÃES E GATOS

80 doses foram aplicadas nesta primeira fase

A única forma de controlar a doença Raiva é por meio de vacinação anual, que é muito importante, pois a doença não tem cura, ela mata os animais e os seres humanos.

A recomendação é vacinar cães e gatos a partir dos 3 meses de idade.

A primeira etapa da campanha que agora acontece mensalmente até o município vacinar todos os cães e gatos da cidade, ocorreu em 29 de setembro no Barracão Municipal. A ação deveria ocorrer no período da manhã e da tarde, a partir da retirada se senhas, porém a procura foi grande e as 80 doses se esgotaram em cerca de 40 minutos.

A ação acontecerá novamente no próximo mês sequencialmente, mês a mês. Assim que a próxima remessa chegar ao município, será anunciada pelas redes sociais oficiais da Prefeitura e Saúde Municipal e, ainda no carro de som nas ruas.

“Nós ficamos muito felizes pela procura da população, com isso sabemos o quanto eles prezam pela saúde dos animais e estamos caminhando em conjunto, protegendo-os contra a raiva. A ação de vacinação antirrábica anteriormente acontecia anualmente, porem era muito difícil até mesmo para a população se organizar para em apenas um dia realizar essa vacinação. Agora recebendo as doses mensalmente a população consegue se organizar, otimizar o tempo e ainda não perder as doses de vacina”, disse a Diretora Estratégica do SUS Catarina da Silva Oliveira.

A expectativa é que, de 2.800 animais sejam imunizados nas ações.