SAÚDE DE PALESTINA REALIZA MUTIRÃO PARA COLETA DE PAPANICOLAU

Ação especial ocorreu no sábado, dia 18 de setembro

O Departamento Municipal de Saúde em Parceira com a Prefeitura Municipal de Palestina realizou no último sábado 18, um mutirão para coleta de Papanicolau, o principal exame para o rastreamento do câncer do colo de útero.

A campanha para agendamento aconteceu nos dias 13, 14,15,16 e 17 de setembro, na Unidade Básica de Saúde, para a realização do exame não era necessário o pedido médico. Neste período mais de 100 mulheres apresentaram o interesse em realizar a coleta, por isso novas chamadas aos sábados serão abertas, para atender as mulheres que não podem comparecer durante a semana. Para atender a demanda as enfermeiras irão colher o exame de Papanicolau também durante a semana, para agendar basta procurar o UBS Central.

“Você já ouviu dizer que mulheres unidas jamais serão vencidas? Essa é uma fala que eu disse em um dos nossos vídeos de divulgação da campanha de coleta do Papanicolau, muitas mulheres deixam de vir por medo, vergonha e outras vezes pela falta de conhecimento. Esse exame é coletado pelas enfermeiras, todo o equipamento e vestimenta para o atendimento é individual, durante a coleta nós realizamos o preenchimento da guia onde a mulher responde a data de sua última menstruação e se sofre de algum desconforto. No momento do atendimento nós também realizamos a inspeção e apalpamento das mamas em prevenção ao câncer de mama e para as mulheres acima de 40 anos, nós já fazemos o pedido da guia para o exame de mamografia. É tudo muito rápido e simples. Neste primeiro sábado de atendimento, nós atendemos cerca de 24 mulheres, e iremos atender as cerca de 100 que fizeram o agendamento, isso em outros dias e horários que iremos divulgar. Todas ficamos muito felizes em ver a quantidade de mulheres interessadas, não há nada melhor que cuidar de sí mesma, estamos aqui para melhor atendê-las, venham despreocupadas”, disse a enfermeira Mônica da Silva Oliveira.

O exame é encaminhado para o Hospital de Amor de Barretos onde são feitas as análises e estão disponíveis para a retirada em cerca de 60 dias após a coleta. Assim que o resultado do exame chega na unidade as enfermeiras entram em contato.

Em caso de dúvidas sobre agendamento ou preparo do exame, a paciente deve antecipadamente buscar orientação junto à sala de enfermagem da UBS CENTRAL.