SECRETARIA DE SAÚDE DE PALESTINA DISPONIBILIZA TESTES RÁPIDOS PARA DIAGNÓSTICO DE HEPATITES B E C

Campanha Julho Amarelo fala sobre a conscientização sobre hepatites virais

O mês de julho é destinado à campanhas de conscientização sobre hepatites virais, com foco na HEPATITE C – doença de evolução lenta e silenciosa, causada pelo vírus HCV, que atinge o fígado com uma inflamação crônica ou aguda.

Por isso, é muito importante realizar o teste da doença, para que possíveis agravamentos sejam evitados. O teste é rápido e estará disponível na unidades de Saúde do Município todo Mês de Julho. Não fique de fora, compareça até a unidade de saúde e faça o teste.

O chamamento para a testagem em massa no município de Palestina, aconteceu por meio das redes sociais da Saúde Municipal, onde a Diretora Estratégica da Saúde a Enfermeira Catarina da Silva Oliveira, cita a importância da realização do teste rápido.

“O chamamento pelas redes sociais foi um pedido do Prefeito Municipal Reinaldo Cunha e o Vice-prefeito Dr. Nacarato, por muitas vezes é difícil fazer com que a população venha realizar o teste, os gestores preocupados com a saúde da população sempre pedem que façamos o possível para que a informação chegue com clareza até a população. Afinal realizar o teste é simples e rápido, além do resultado ser sigiloso”, informou a Enfermeira Catarina da Silva Oliveira.

Saiba quais são os sintomas

A icterícia, amarelamento da pele e dos olhos, é um dos poucos sintomas que podem aparecer e somente na fase inicial da doença que, se não tratada, pode causar cirrose e câncer de fígado. Em alguns poucos casos também podem aparecer vômitos, fadiga, dor abdominal e perda de apetite e urina escura.

Lembrando que para fazer a testagem não é necessário encaminhamento médico, basta solicitar na unidade básica de saúde.