CRAS CELEBRA DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA


Visualize fotos

Em tempos de pandemia a data ganha ainda mais relevância devido ao aumento das denúncias de crimes contra pessoas idosas

 

O CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, do município de Palestina, desenvolveu no mês de junho, ações preventivas, com os participantes do Serviço a data escolhida para celebrar o Dia Mundial de Conscientização da violência contra a pessoa idosa.

Na última semana foi entregue em suas residências um kit contendo um jornal explicativo com atividades de exercícios para exercitar a memória entre outros, um folder e um vaso de violetas roxas, cor símbolo da Campanha – Junho Violeta.

Idoso é todo indivíduo com idade igual ou superior a 60 anos, e segundo o IBGE em 2025, o número de brasileiros com mais de 60 anos será em torno de 32 milhões, essa inversão na pirâmide etária do país exigem a adoção de medidas mais eficazes para contornar esse e outros desafios do envelhecimento. No atual cenário da pandemia de Covid -19, é necessário ter ainda mais cuidados com a proteção da saúde dos idosos, já que compõem um grupo de risco para a doença.

Portanto é fundamental que todos assuma a responsabilidade de protegê-los em todas as esferas da sociedade, onde possam estar expostos a todo tipo de violência, que podem ser de natureza:

        Física

        Psicológica

        Negligência

        Abandono

        Violência Institucional

        Financeira ou patrimonial

        Violência sexual

        Discriminação

É importante manter uma vigilância a fim de intensificar e denunciar casos suspeitos e, assim procurar as instituições responsáveis, pois é muito mais fácil do que você imagina, e o melhor: não custa nada.

Em casos de denúncia, disque 100.      

         

Fonte: Jornal A Imprensa



  • Visualize fotos