Saúde de Palestina faz publicação informativa com médico pediatra


Visualize fotos

Dr. Renan fala sobre a importância de vacinar as crianças de 6 meses até os 06 anos incompletos

Segundo um levantamento da Secretaria de Saúde Palestina, a vacinação contra a INFLUENZA, está em sua segunda fase e ainda não atingiu a meta que é de vacinar pelo menos 70% dos grupos elegíveis para tomar a vacina.
Neste ano, a vacinação contra a influenza inverteu a ordem dos grupos prioritários, por conta da pandemia e por conta da imunização de idosos contra a covid-19. Ou seja, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos e gestantes foram vacinadas antes da população acima de 60 anos. No entanto, apesar da estratégia a procura pela vacina foi baixa.

A Diretora Estratégica do Sus, Catarina da Silva Oliveira, preocupada em orientar e sanar as dúvidas da população perante a vacina, pediu ao Pediatra Dr. Renan Adami que esclarecesse à população por meio de um vídeo que foi publicado nas redes sociais da Saúde de Palestina, a necessidade dos grupos se apresentarem e serem imunizados contra a influenza.

“A vacinação contra a Influenza sempre é importante em todos os anos, mas neste ano a importância dela é ainda maior. Ela previne a gripe principalmente nas formas mais graves e complicadas em crianças menores de 5 anos de idade, uma faixa etária com fator de risco alto para desenvolver doenças graves. Neste ano sua importância aumentou por conta do novo coronavírus, sabemos que são duas vacinas diferentes, mas os sintomas das duas doenças são semelhantes. Vacinando as crianças contra a gripe impedindo que elas desenvolvam esses sintomas, nós impedimos que elas procurem um serviço de saúde sem necessidade. Impedimos ainda a confusão com relação ao coronavírus, que pode deixar as crianças e as famílias angustiadas e com medo e, até nós profissionais de saúde com um pouco de dificuldade para diferenciar cada uma das doenças”, disse o Médico Pediatra palestinense Renan Adami.

No vídeo o Médico ainda cita que os efeitos colaterais da vacina são apenas locais que podem causar coceira, vermelhidão ou inchaço. Os efeitos sistêmicos que causam febre, dor de cabeça, dor no corpo e mal estar, acometem apenas de 1 a 2% das pessoas vacinadas e duram no máximo de um a dois dias.

É extremamente importante manter a carteira de vacinação atualizada. Caso tenha dúvidas entre em contato com o Centro de Saúde de Palestina pelo 3293-1345 ou 3293-3230.