Antigo aterro sanitário municipal é limpo, cercado e tem cerca viva plantada

Prefeito Reinaldo Cunha fez apelo nas redes sociais para que o local permaneça limpo

Na última semana, o antigo aterro municipal, conhecido como aterro do “Campo da Aviação”, esteve movimentado como há muito tempo não estava. O espaço recebeu limpeza da área e instalação de cerca de arame de cinco fios. Em uma segunda etapa após o cercamento, colaboradores do Setor de Obras e Serviços, trabalharam no local preparando a terra e realizando o plantio da cerca viva com mudas de Jambolão que tem como objetivo diminuir os odores transportados pelo ar e melhorar a poluição visual, que fechará toda a área.

A notícia da limpeza e devido fechamento foram noticiadas nas redes sociais da Prefeitura Municipal, onde o Prefeito Reinaldo Cunha, conta todo o processo e pede para que a população colabore e não descarte mais lixo no local.

“No início da minha gestão fui acionado pela CETESB - agência do Governo do Estado responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, dizendo que o município precisaria pagar uma grande multa, em relação ao nosso antigo aterro sanitário. No momento em que fui acionado pedi para eles que tivessem um pouco de paciência que tomaria todas as atitudes necessárias para sanar o problema que já vinha se arrastando há muitos anos. Tudo o que foi pedido nós conseguimos realizar, fizemos limpeza da área, o cercamento, colocamos uma porteira para que ninguém pudesse entrar e descartar lixo por lá, realizamos a plantação de cerca viva e na última visita notei que o local continuava limpo, ou seja, os cidadãos estão conosco nessa caminhada, respeitando o pedido de não descartar mais lixo no local. Ainda será instalado placas informativas no local, regularizando o fechamento e será instalado caçambas, onde os moradores dos sítios vizinhos poderão com segurança descartar em um local o seu lixo. Agora estamos aguardando a visita da CETESB para averiguar as mudanças que foram realizadas”, disse o Prefeito Reinaldo Cunha.

Os documentos oficiais não conseguem informar com exatidão o ano de início de funcionamento do Aterro Sanitário Municipal, o que foi informado é que o aterro já funcionava antes de a licença ser concedida no ano de 2002. No ano de 2015 o local não dispunha mais de um único centímetro cúbico para abrir vala e proceder com o aterramento do lixo. Tendo sido encerrado e desativado em 21 de abril de 2015. Apesar de estar desativado o local permanecia aberto e sem a devida fiscalização dando abertura para que aos poucos quem passasse por ali pudesse, mesmo com o fechamento, descartar lixo novamente.

O Prefeito Reinaldo Cunha, frisou em seu vídeo publicado nas redes sociais, o apelo para que as pessoas não descartem no local qualquer tipo de lixo, orgânico ou inorgânico.